"Tem um ganho de qualidade quando você grava em 3D. Mas a transformação em 3D também atende a qualidade. É como o que se vê no cinema", explica Kalled Adib, superintendente de operações da RedeTV!.
Nesta mesma direção, as novas TVs 3D vêm com um conversor integrado, ou seja, com o clique de um botão, é possível assistir qualquer programação normal em 3D. Ok, mas outro grande problema para alavancar a venda de TVs 3D no Brasil é o preço! Custa caro; em média, um aparelho não sai por menos de cinco mil reais. Como em toda tecnologia nova, os fabricantes prometem que a queda de preços é mera questão de tempo.
"A tendência é que, com a chegada de novas tecnologias, os preços das TVs 3D se acomodem à realidade do consumidor. Hoje, se a gente mexe no preço de um produto, a gente mexe na cadeia toda", conta Felippe Mota, gerente de produto da área de TV da LG.
"As TVs 3D foram lançadas como as tops do mercado com 240 hertz. Já neste ano, parte dos 25 modelos que estamos lançando dão 120 hertz. O recurso 3D está sendo popularizado com TVs mais baratas. Com isso, aumentamos a base de televisões vendidas", comenta Rafael Cintra, gerente sênior de TVs da Samsung.
Se a conta vai ficar menor, só esperando para ver. Mas, os obstáculos enfrentados pela nova tecnologia não param por aí. Ainda tem os feios, desconfortáveis e desajeitados óculos. A gente testou e sabe; é muito incômodo usá-los durante muito tempo e existem muitas restrições. Algumasempresas ainda apostam na tecnologia 3D ativa, ou seja, óculos com baterias que interagem com a TV para criar a sensação das três dimensões. A escolha, segundo eles, é para garantir uma qualidade de imagem até superior à do cinema. Por outro lado, tem um pessoal investindo na tecnologia passiva e chegam a chamá-la de “revolução do 3D”.
"A tecnologia passiva proporciona uma experiência mais agradável. É como acontece no cinema. O óculos não têm uma conexão direta com a TV. Ele não tem bateria, então é mais leve e o custo é menor", explica Felippe.
Passivos ou ativos, a verdade é que eles são um incômodo. Assistir TV é um hábito bem diferente do que ir ao cinema para ver um filme. Durante a projeção, você é obrigado a ficar sentado, numa posição mais ou menos fixa. Já imaginou não poder se largar no sofá para ver televisão? E quando você resolver chamar uma galera para assistir alguma coisa: como arrumar óculos para todo mundo?
Ainda que a fatia do mercado de TVs 3D seja muito pequenininha, a indústria está colocando todas as suas fichas nisso. Existe uma perspectiva grande de crescimento para 2011 e até uma visão mais radical.
"O mercado de TV está mudando. Hoje é um mercado semelhante ao mercado de computadores, onde existem novos modelos a cada ano, por conta da inovação tecnológica. A TV 3D chega para acompanhar, inclusive, a indústria do cinema", concluiu Rafael.
Mais uma vez é ver para crer. Enquanto isso, se você quiser conhecer, entender e saber muito mais sobre essa tecnologia, clique nos links que acompanham esta matéria.
Há pouco tempo nós comparamos os óculos, a qualidade da imagem, o preço e vários outros elementos importantes para te ajudar a escolher o melhor modelo de TV 3D. Aproveite e assista a uma outra matéria em que mostramos como pode ser fácil você mesmo fazer seus vídeos em 3 dimensões e exibi-los no YouTube, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário