Steve Ballmer (Foto: AP) |
![]() |
No entanto, não foi bem isso o que aconteceu, e acreditem: a Microsoft deixou a desejar e não trouxe muitas novidades. O único anúncio em sua despedida da CES, que ocorreu à 00h30 de hoje (10/01) pelo horário de Brasília, foi a chegada do sensor de movimentos do Kinect ao Windows, que será disponibilizado no próximo 1º de fevereiro.
O evento começou com Gary Shapiro, CEO da CEA - organizador da CES -, que deu as boas vindas aos visitantes. O empresário fez uma breve retrospectiva da participação da Microsoft na feira - desde quando Bill Gates fez seu primeiro discurso ali, no ano de 1985. Em seguida, explicou os motivos que levaram a Microsoft a não participar mais da CES que, segundo a justificativa oficial, as datas de lançamentos dos produtos da empresa não coincidem com as datas do evento. Contudo, vale lembrar que a companhia pode retornar nos próximos anos.
Em seguida, foi a vez de Steve Ballmer, presidente executivo da Microsoft, dar as caras e presentear Shapiro com uma montagem de fotos das melhores participações da Microsoft na CES. O CEO, aliás, também foi recebido pelo apresentador Ryan Seacrest e por um coral que cantou músicas inspiradas em tweets enviados durante a palestra.

Windows Phone 7
Ballmer, em uma entrevista feita por Seacrest durante a conferência, demonstrou algumas funcionalidades do Windows Phone, como o PeopleHub, que reúne informações do Twitter, Facebook, e-mail e SMS em um único lugar. Além disso, explicou o funcionamento do Bing, buscador da Microsoft, e suas opções de localização no sistema operacional para smartphones. O executivo até fez uma brincadeira ao mostrar uma ligação perdida de Bill Gates.
"O Win Phone é muito diferente dos outros telefones. É único. Todos conectam à internet, têm e-mails e outras funções convencionais. Mas o Win Phone traz as pessoas interessantes até você - sejam dezenas, centenas, milhões delas para a palma da sua mão. É o primeiro smartphone que coloca os usuários em primeiro lugar", disse Ballmer.
Derek Snyder, do time do Windows Phone, foi o responsável por uma rápida demonstração do aparelho. "O Windows Phone apresenta inúmeras opções para você, com diferentes telas, cores, tamanhos e muito mais". Seria esta uma alfinetada à Apple, que não tem o costume de variar no design de seus dispositivos?
Outra possível indireta foi quando Snyder disse que o Win Phone não usa softwares proprietários para mensagens - ao contrário da Apple e BlackBerry. "Usamos o Facebook e Live Messenger, que todos os seus amigos já utilizam".
Após Snyder deixar o palco, as luzes se voltam novamente para Ballmer, que comentou sobre o hardware do Windows Phone. Além disso, se mostrou impressionado com a banda larga 4G, e citou a velocidade de conexão do Nokia Lumia 900, aparelho com Win phone lançado pela finlandesa na última segunda-feira (09/01) e o primeiro com o sistema operacional móvel da Microsoft com tecnologia de quarta geração.

Windows PCs
"Concorrentes? Ainda bem que os temos. Nada melhor que uma boa competição, e se posso dizer, estou feliz que somos do time do Windows". Com estas palavras, Steve Ballmer deu início às novidades relacionadas aos computadores da Microsoft. De acordo com o CEO, hoje existem 1,3 bilhão de máquinas com o sistema operacional da companhia, em todo o mundo.
O grande anúncio nesse quesito ficou por conta do Windows 8 que, segundo Ballmer, será algo totalmente novo e redesenhado, como se os engenheiros da empresa tivessem reimaginado todo o SO. O executivo também citou os diferentes dispositivos usando Windows hoje - a famosa "internet das coisas" -, e dá creditos à Intel pela miniaturização dos processadores. Para ele, isso foi fundamental para o desenvolvimento de vários gadgets conectados entre si.
Para demonstrar as novidades do Win 8, subiu ao palco Tami Reller, responsável pela área de marketing do Windows. Algumas delas, inclusive, já nem são tão novas assim, pois fizemos um "hands on" de alguns mecanismos do futuro sistema operacional.
A tela inicial traz a interface Metro (a mesma do Windows Phone), com as chamadas "tiles". Quem gosta do Windows vai se acostumar com esses termos, já que será o novo visual de quase todos os produtos a serem lançados pela Microsoft nos próximos anos.
Os aplicativos com o "Metro" - que terão uma loja exclusiva a partir do fim de fevereiro, a Windows App Store - ocupam toda a tela. Não há bordas, nem ícones em volta, e toda a superfície pode ser preenchida com o que quiser, de acordo com as preferências do usuário.
Voltando para Ballmer, o CEO da Microsoft demonstrou alguns modelos de Ultrabook rodando Windows 7, e falou sobre características específicas de cada um. Além disso, confirmou que o preview da oitava geração do sistema operacional da companhia chega no fim de fevereiro, para desenvolvedores. E ele garantiu: todos os PCs que rodam o Windows 7 poderão, tranquilamente, rodar o Windows 8. A nova versão não será mais pesada que a atual.

Xbox
Steve Ballmer começou pelo lado do entretenimento do console - oferecer um tipo de diversão mais simples, porém com uma experiência fantástica -, e comemorou as 40 milhões de assinaturas da Xbox Live, serviço on-line do aparelho que permite a criação de avatares, interação e conectividade com seus amigos, possibilidade de assistir e baixar filmes e games, entre outras funções.
A nova interface do Xbox, baseada no Metro, foi demonstrada durante a apresentação, agora com a possibilidade de navegação por comando de voz. O diretor senior do departamento, Craig Davison, mostrou a mecânica do software ao fazer buscas e comandar a exibição de um filme.
Mas, sem dúvida, o carro chefe da conferência da Microsoft foi o Kinect. Davison realizou alguns comandos de voz com o aparelho, como pesquisar no Bing apenas ao falar palavras. Feito isso, o dispositivo traz informações de busca em tempo real. Também foram anunciados novos parceiros de conteúdo, entre eles Wall Street Journal, Fox e IGN. Toyota, United Health Group e outros grupos estão desenvolvendo conteúdo diferenciado para o Kinect.
A companhia também demonstrou, ou melhor, uma criança subiu ao palco e demonstrou, um programa interativo da Vila Sésamo, que permite brincar com os personagens por meio do sensor de movimentos do Kinect. Todos os recursos do aparelho chegam para o Windows em 1º de fevereiro.
Segundo Ballmer, o Kinect é um verdadeiro sucesso. A Microsoft já despachou mais de 18 milhões de aparelhos até o momento.
Pois é, pessoal. Muito falatório para - quase - nada... E nada da nova geração do Xbox. Será que ela será anunciada na E3?

Nenhum comentário:
Postar um comentário