terça-feira, 6 de março de 2012

Dicas para evitar vírus no seu celular


O Android é o sistema móvel mais vulnerável contra os hackers (veja notícia aqui). Mesmo assim é possível se proteger. Pensando nisso, fiz aqui uma lista com dicas para fugir dos vírus para celular. Um detalhe: apesar de uma maior vulnerabilidade do Android, as dicas valem para qualquer telefone móvel.
- Hoje, as grandes empresas de segurança já disponibilizam versões dos programas de proteção para o celular. Alguns aparelhos já saem com antivírus de fábrica, como alguns modelos da Nokia. O importante é manter o software atualizado sempre e não se esquecer de fazer uma varredura no sistema regularmente.
- Para quem vai comprar um aparelho usado, é importante restaurar as configurações de fábrica antes de inserir os seus dados no celular (como a agenda). Na maioria dos aparelhos, essa opção aparece como “Restaurar configuração de fábrica”, “Restaurar Configuração Original” ou “Master Reset”.
- Sempre pesquise a respeito do desenvolvedor do aplicativo. Quais outros apps ele oferece? Algum deles parece suspeito? Se sim, é mais do que um motivo para ficar longe.
- Leia reviews online, pois aqueles do próprio Android Market podem não ser autênticos. Dê uma vasculhada pela rede para saber o que os grandes sites estão dizendo sobre o app antes de apertar o botão de download.
- Sempre verifique as permissões do programa. Toda vez que baixar ou atualizar um aplicativo, é exibida uma lista de permissões para ele. Um app de alarme, por exemplo, provavelmente não irá precisar examinar seus contatos. Use essa regra geral: se um aplicativo está requisitando mais permissões do que ele necessita para fazer seu trabalho, provavelmente é uma arapuca.
- Em celulares Android, evite instalar arquivos APKs (Android Package). Prefira os aplicativos da loja Android Market.
- Evite andar com o sistema de bluetooth ativo (principalmente com a opção “me ache” de alguns celulares), e para desligá-la procure no menu de configurações do aparelho a tela “conectividade”. Caso tenha a opção “visibilidade”, escolha “desativar”.
- Ligue o bluetooth apenas quando for usá-lo e não aceite arquivos de desconhecidos.
- Não aceite nem instale softwares que não conhece a assinatura (fabricante). Caso precise do software, pesquise sobre a empresa responsável por ele e só depois instale.
- No caso de precisar andar com o bluetooth ligado, mantenha um anti-vírus atualizado.
- Uma forma comum de transmissão é via mensagens multimídia (MMS). A dica é vencer a curiosidade e apagar mensagens suspeitas sem sequer abri-las. As pragas vêm anexadas a fotos ou vídeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...