Um Google assim... mais humano! É o que promete o buscador mais
utilizado do mundo em sua nova e maior reformulação. Incorporando novas
tecnologias ao mecanismo, a ideia é deixar o serviço mais parecido como o
modo como nós, humanos, entendemos o mundo.
Atualmente, o mecanismo de buscas do Google funciona basicamente por
palavras-chave, uma forma de pensamento matemático. Mas, de agora em
diante, além das palavras-chave, o Google passará a usar um mecanismo
chamado de "busca semântica".
João Gabriel da Fonseca, diretor de marketing da SEO
Master diz que essa "busca semântica" é a tentativa de "entregar de
imediato para o usuário o que ele está querendo". Ele explica que, se
ele busca por "população do Brasil", por exemplo, o Google já irá
colocar no alto da pesquisa o resultado: "Então, você não terá que
entrar em um link para procurar isso. Se você pesquisar uma lista com os
10 melhores restaurantes do Brasil, ele não irá te passar um link, irá
exibir direto no corpo da pesquisa", explica.
A verdade é que essa nova tecnologia faz com o que o Google passe a
entender qualquer relação entre palavras, como, por exemplo, "homicídio"
e "assassinato" ou "sorvete" e "verão". João explica: "A grande
dificuldade da web semântica é conseguir pensar o que o usuário está
querendo. Se eu procurar 'puma', por exemplo, eu quero saber da marca ou
do animal? Aqui, por exemplo, se eu sou uma pessoa ligada à moda, ele
irá me mostrar mais resultados da marca do que do animal puma".
Essa
alteração deve modificar a forma como o mecanismo de busca funciona,
impactando em até 20% nas pesquisas feitas no Google. Para muitas
perguntas digitadas no buscador, as pessoas não mais terão que entrar em
qualquer site para procurar as respostas.
O maior objetivo dessa
reformulação é desenvolver um sistema que encontre resultados mais
relevantes. Ao mesmo tempo, a novidade deve melhorar a qualidade dos
conteúdos oferecidos hoje na internet. Uma vez que o Google dará a
primeira resposta, os sites terão que oferecer algo mais e, claro,
melhor para que valha o clique do internauta.
Essas mudanças se aliam a outras iniciativas do Google de tornar os
resultados das pesquisas mais "pessoais". Recentemente o buscador foi
integrado ao Google Plus, mostrando resultados relacionados também aos
amigos e contatos da rede social.
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